quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer morre aos 104 anos


Material de campanha a vereança de
Alvorada/RS de Josemar Moreira
O arquiteto Oscar Niemeyer morreu na noite desta quarta-feira (5) no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde estava internado desde o dia 2 de novembro. O arquiteto completaria 105 anos em 15 de dezembro. Niemeyer deixa a mulher, Vera Lúcia, 67, com quem se casou em 2006. Deixa ainda quatro trinetos, 13 bisnetos e quatro netos, filhos de Anna Maria -sua única filha, morta em junho deste ano aos 82-, fruto de seu casamento com Anita Baldo, de quem ficou viúvo em 2004.

Nascido no bairro de Laranjeiras, no Rio, Oscar Niemeyer se formou em arquitetura e engenharia na Escola Nacional de Belas Artes em 1934. Em seguida, trabalhou no escritório dos arquitetos Lúcio Costa e Carlos Leão, onde integrou a equipe do projeto do Ministério da Educação e Saúde.

Por indicação de Juscelino Kubitschek (1902-1976), então prefeito de Belo Horizonte, Niemeyer projetou, no início dos anos 1940, o Conjunto da Pampulha, que se tornaria uma de suas obras brasileiras mais conhecidas.

Em 1945, o arquiteto ingressou no Partido Comunista do Brasil (PCB), entrando em contato com Luiz Carlos Prestes e outros dirigentes revolucionários. Ao longo das décadas, travou amizades com diversos líderes socialistas ao redor do planeta, entre eles o comandante da revolução Cubana, Fidel Castro, viajando constantemente à União Soviética, a Cuba e aos países socialistas do Leste europeu.

Em 1947, Niemeyer fez parte da comissão de arquitetos que definiria o projeto da sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova York. A proposta elaborada por Niemeyer com o franco-suíço Le Corbusier serviu de base para a construção do prédio, inaugurado em 1952.
Durante os anos 1950, projetou obras como o edifício Copan e o parque Ibirapuera, ambos em São Paulo, além de comandar o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Novacap, responsável pela construção de Brasília.

Ao lado de Lúcio Costa, arquitetou Brasília, a nova capital do País, concebendo majestosos edifícios, como o Palácio da Alvorada e o Congresso Nacional.

Inaugurada em abril de 1960, Brasília transformou a paisagem natural do Brasil central em um dos marcos da arquitetura moderna.

Impedido de trabalhar no Brasil pela ditadura militar, Niemeyer se mudou em 1966 para Paris, onde abriu um escritório de arquitetura. Projetou a sede do Partido Comunista Francês, fez o Centro Cultural Le Havre, atualmente Le Volcan, realizou obras na Argélia, na Itália e em Portugal.

Deixou inúmeras obras que modificaram a paiusagem urbana de diversas cidades do mundo.

Após a anistia, retornou ao Brasil, no início dos anos 1980. No Rio, projetou os CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública, apelidados de "brizolões") e o Sambódromo, durante o primeiro governo de Leonel Brizola no Estado (1983-1987).

Em 1988, Niemeyer se tornou o primeiro brasileiro vencedor do prêmio Pritzker o Oscar da arquitetura. Ainda em 1988, Niemeyer elaborou o projeto do Memorial da América Latina, em São Paulo.

Nos anos 1990 e 2000, a produção de Niemeyer continou em alta, com a inauguração do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (RJ), o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e o Auditório Ibirapuera, dentro do parque, em São Paulo.

Em 2003, exibiu sua versão de um pavilhão de exposições na tradicional galeria londrina Serpentine --que todo ano constrói um anexo temporário.

Em 2007, projetou o Centro Cultural de Avilés, sua primeira obra na Espanha. Inaugurado em março de 2011, o Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer foi fechado após nove meses, em meio ao agravamento da crise econômica, desentendimentos entre o governo local e a administração do complexo no dia do aniversário de 104 anos de Niemeyer. Em meados de 2012, no entanto, o centro foi reaberto.

Mais de 60 anos após a realização do Conjunto da Pampulha, o arquiteto voltou a assinar um projeto de grande porte em Minas Gerais em 2010, com a inauguração da Cidade Administrativa do governo do Estado, na Grande Belo Horizonte.

Atualmente, em Santos, está em execução o projeto de Niemeyer para o museu Pelé. A previsão é que a obra seja concluída em dezembro de 2012. Niemeyer projetou também o edifício da nova sede da União Nacional dos Estudantes.


domingo, 23 de setembro de 2012

Não quero Tchu e nem Tcha...

Buenas! Não quero TCHU e nem TCHA quero JOSEMAR 65656 vereador em Alvorada.



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Profº Cássio Moreira diz: "Não Tá Morto Quem Peleia"

Buenas! Conheci o Cássio Moreira na campanha para vereador de Porto Alegre de 2008, onde participei da equipe de campanha dele nesta eleição e tive a honra de ser o coordenador de campanha dele em 2010 quando o mesmo concorreu para deputado estadual. Atualmente é candidato a vereador em Porto Alegre e professor no Instituto Federal do Rio Grande do Sul.


Curriculum Vitae: Possui Doutorado em Economia com ênfase em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2011), Mestrado em Economia do Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2004), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2006), e graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (1999). Foi analista sócio-econômico da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e professor de economia nos cursos de graduação pela Faculdade Porto Alegrense (FAPA), pelo Centro Universitário La Salle (UNILASALLE). Tem experiência na área do ensino em GRADUAÇÃO e PÓS-GRADUAÇÃO e em economia, atuando, principalmente, na seguinte área: Economia Brasileira, História Econômica, Economia, Desenvolvimento Econômico e Economia Internacional. Atualmente é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Larissa Manozzo, Cássio Moreira,
Josemar Moreira e Cássia Ximendes
Cássio e Josemar


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Arroio Feijó: Um córrego pedindo ajuda!

Buenas! Nestes útimos dias Alvorada enfrentou fortes chuvas contínuas que o arroio Feijó transbordou e deixou parte da avenida Beira Rio alagada (como mostra a matéria do jornal "O Alvoradense")

Na Beira Rio não é possível distinguir rua de arroio | Foto: Jonathas Costa/O Alvoradense
A um tempo atrás filmei em dias ensolarados, seis pontos o arroio Feijó (no bairro Americana, no bairro Santa Clara, no bairro Germânia I, na entrada principal da cidade, no bairro Água Viva e no bairro Porto Verde) e descobri diversos canos de esgotos escoando diretamente para o afluente, entulhos de diferentes formas e tamanhos, pessoas que tem como moradia as pontes e outras surpresas que fui descobrindo no decorrer dessa caminhada nas margens desse importante córrego alvoradense.


Fotos tiradas ao longo dos seis pontos filmados:














segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Titi abre apoio a candidatura "Não Tá Morto Quem Peleia"

Buenas! A presidente estadual da União da Juventude Socialista (UJS), Ticiana Alvares, a Titi, e candidata a vereadora em Porto Alegre apoia em Alvorada o Josemar Moreira 65656.


Titi, ingressou na UJS durante o Ensino Médio. Participou das campanhas contra o desmonte da educação de FHC, contribuiu para a eleição de Lula. Lutou pela reserva de vagas para estudantes de escolas públicas e meia-entrada em atividades culturais e esportivas. Dirigiu a União Nacional dos Estudantes (UNE), conquistou a expansão de vagas e estrutura nas Universidades Públicas, através do REUNI do PROUNI. Foi diretora das Relações Internacionais da UJS. Desde 2010 preside a UJS-RS e estuda Ciências Econômicas UFRGS.


Obrigado pelo apoio camarada Titi.


sábado, 8 de setembro de 2012

Encontro Cultural com a comunista Leci Brandão

Buenas! No dia 6 de setembro de 2012, no Bar do Ricardo, no bairro Santo Antônio em Porto Alegre, ocorreu o ENCONTRO CULTURAL com a deputada estadual de São Paulo e cantora Leci Brandão em apoio candidatura da Manuela D'Ávila.

Grandiosa comunista Jussara Cony
Paulo Dionísio, da banda Produto Nacional


Titi, presidente estadual da UJS
Leci Brandão discursando ao fundo


Leci Brandão, deputada estadual de SP
Isadora Pisoni, ex-diretora da UBES



























Encontro com os comunistas que apoiam Manuela D'Ávila 65 em Porto Alegre e em Alvorada apoiam Josemar Moreira 65656.


Manuela D'Ávila apoia Josemar 65656

Buenas! A deputada federal e candidata a prefeita de Porto Alegre Manuela D'Ávila abre apoio a nossa candidatura em Alvorada.

Manuela D'Ávila e Josemar Moreira
Nos conhecemos a anos, desde o tempo que ela era dirigente da União Nacional dos Estudantes (UNE), onde participamos de reuniões para discutirmos assuntos relacionados ao movimento estudantil e jovem de um modo geral.



Sogipa também diz: "NÃO TÁ MORTO QUEM PELEIA"

Buenas! A candidatura JOSEMAR MOREIRA 65656 agregou mais um apoiador importante na cidade de Alvorada. Poucos conhecem pelo nome Reinaldo Barbosa, mas qual alvoradense não conhece o Sogipa de Alvorada?


Ele participou do longa metragem alvoradense "Eu Odeio o Orkut" e do curta metragem "Achei um violão" do projeto Alvoroço nas Escolas.

Curta metragem "Achei um violão"

Filme "Eu Odeio o Orkut"

Valeu pelo Apoio Sogipa!


Panfleteação na escola Antônio de Godoy

Buenas! No dia 4 de setembro de 2012 foi a vez da comunidade escolar da escola Antônio de Godoy, na parada 45, ser panfleteada pela candidatura NÃO TÁ MORTO QUEM PELEIA.












Obrigado comunidade escolar por me receber super bem e em especial a vice-diretora da noite pela ótima conversa e me oferecer um bolinho de arroz.

Postagens relacionadas:
Chegou a hora da independência de Alvorada 
Panfleteação no Universitário  
Panfleteação na escola Mário Quintana 
Diretor da escola Elisardo Duarte Neto, Marcito Luz apoia a candidatura "Não Tá Morto Quem Peleia"
Panfleteação na escola Senador Salgado Filho
Panfleteação na escola Alfredo José Justo
Panfleteação na Escola Estadual Júlio César Ribeiro de Souza
Panfleteação na escola Antônio de Castro Alves 
Apoio do Samuel Aguiar a minha candidatura a vereador
A revolução alvoradense criando forma
Resumo da minha militância política

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Chegou a hora da independência de Alvorada

Buenas! Dia 7 de setembro de 1822 às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), Dom Pedro I proclamou a independência do Brasil e mudou a história. No dia 7 de outubro de 2012 o povo alvoradense poderá mudar a história da cidade elegendo o primeiro vereador do PCdoB da cidade.


Venha com a gente construir este mandato, pois NÃO TÁ MORTO QUEM PELEIA!


terça-feira, 4 de setembro de 2012

7 anos da União dos Estudantes de Alvorada (UEA)

Buenas! No dia 3 de setembro de 2005 no colégio Érico Veríssimo, num sábado a tarde, centenas de estudantes alvoradenses de ensino fundamental, médios e profissinalizantes representando mais de 30 instituições de ensino se reuniram para fundar a União dos Estudantes de Alvorada (UEA), entidade máxima dos estudantes secundaristas no municípios de Alvorada. Esta entidade organizada com o apoio dos grêmios estudantis existentes na época foi importante para conquistas futuras para a juventude de Alvorada.


Algumas fotos do I Congresso:














Diversas forças políticas foram convidadas para compor a entidade na qual eu com muito orgulho tive a honra de fazer parte da direção, junto com meus amigos Marcos Puchalski (Presidente), Samuel Aguiar (Vice-Presidente), Jader Paz (Secretário) e demais camaradas.
No I Congresso da UEA contou com a presença da então vereadora de Porto Alegre Manuela D'Ávila, o prefeito de Alvorada João Carlos Brum, os vereadores e atuais prefeituráveis Edson Borba e Sérgio Bertoldo e a então vice-sul da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas Isadora Pisoni


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Jingle da candidatura Josemar Moreira 65656

Buenas! Agora a candidatura "Josemar Moreira 65656" já tem música para embalar a campanha "Não Tá Morto Quem Peleia". Música gravada com a colaboração de Joel Puchalski (vocal, guitarra e baixo), Conrado Fox Barreto (bateria) e Alexandre Birck (mixagem).


Conrado, Joel e Alexandre
Clipe do jingle da campanha, abaixo:


Letra do jingle "O meu voto é Josemar"

Se você quer verdadeira renovação
Se você entende que política se se faz com atenção
Se você der valor ao seu poder de votar
Vem com a gente nesta luta
Vem com a gente pra ganhar

Não tá morto quem peleia!
O meu voto é pra mudar
65656
O meu voto é
JOSEMAR


Postagens relacionadas:
Panfleteação na escola Antônio de GodoyChegou a hora da independência de Alvorada
 Panfleteação no Universitário  
Panfleteação na escola Mário Quintana 
Diretor da escola Elisardo Duarte Neto, Marcito Luz apoia a candidatura "Não Tá Morto Quem Peleia"
Panfleteação na escola Senador Salgado Filho
Panfleteação na escola Alfredo José Justo
Panfleteação na Escola Estadual Júlio César Ribeiro de Souza
Panfleteação na escola Antônio de Castro Alves 
Apoio do Samuel Aguiar a minha candidatura a vereador
A revolução alvoradense criando forma
Resumo da minha militância política

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Panfleteação na escola Mário Quintana

Buenas! No dia 29 de agosto de 2012 estive panfleteando no turno da noite a escola estadual Mário Quintana, no bairro Maria Regina.















Obrigado aos estudantes e professores do CAIC Mário Quintana.

Postagens relacionadas:
Panfleteação na escola Antônio de Godoy
Jingle da candidatura Josemar Moreira 65656 
Panfleteação no Universitário 
Diretor da escola Elisardo Duarte Neto, Marcito Luz apoia a candidatura "Não Tá Morto Quem Peleia"
Panfleteação na escola Senador Salgado Filho
Panfleteação na escola Alfredo José Justo
Panfleteação na Escola Estadual Júlio César Ribeiro de Souza
Panfleteação na escola Antônio de Castro Alves 
Apoio do Samuel Aguiar a minha candidatura a vereador
A revolução alvoradense criando forma
Resumo da minha militância política

Diretor da escola Elisardo Duarte Neto, Marcito Luz apoia a candidatura "Não Tá Morto Quem Peleia"

Buenas! Marcito Luz, diretor da escola municipal Elisardo Duarte Neto, do bairro Torotama também é simpático e apoia a candidatura do Josemar Moreira - 65656. Depois de muitos anos (pelo menos 7 anos) debatendo nas redes sociais (Orkut e Facebook), sempre mantemos o respeito entre nós, mesmo no calor dos debates.

Josemar Moreira e Marcito Luz
Obrigado pelo apoio, professor!

Postagens relacionadas:
Panfleteação na escola Antônio de Godoy
Jingle da candidatura Josemar Moreira 65656 
Panfleteação no Universitário 
Panfleteação na escola Mário Quintana
Panfleteação na escola Senador Salgado Filho
Panfleteação na escola Alfredo José Justo
Panfleteação na Escola Estadual Júlio César Ribeiro de Souza
Panfleteação na escola Antônio de Castro Alves 
Apoio do Samuel Aguiar a minha candidatura a vereador
A revolução alvoradense criando forma
Resumo da minha militância política

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O último personagem 1968 - Um exercício dramático

Buenas! Domingo, dia 26 de agosto de 2012 a noite fui ao teatro Carlos Carvalho na Casa de Cultura Mário Quintana para apreciar a peça "O último personagem 1968 - Um exercício dramático" do artista alvoradense Eduardo Toledo. Ótima peça teatral que mexe fortemente com o sentido da audição e visão.


 
Sinopse do espetáculo: Trata de um dos momentos mais conturbados do nosso país: o golpe militar no Brasil. A trama do espetáculo se inicia aproximadamente no ano de 1968 em decorrência do AI-5. Um homem é detido e levado para os porões da ditadura depois de se manifestar contra o atual sistema. Na prisão, sozinho em uma solitária, ele espera para ser interrogado e torturado. E depara-se com seus medos, angústias, sentimentos de incerteza, desespero e anseio pela liberdade. 
 


Eduardo Toledo, Josemar Moreira e Amália Ceola
FICHA TÉCNICA:
Elenco: Eduardo Toledo e Amália Ceola
Voz em Off: Danny Gris
Iluminação: Leonardo Bizarro
Texto e Roteiro: Eduardo Toledo
Realização: Grupo Teatro Circo Tabarin
Consultor Cênico: Julio Saraiva
 
 

sábado, 25 de agosto de 2012

58 anos do suicídio do presidente Getúlio Vargas

Buenas! No dia 24 de agosto de 2012 completou 58 anos do suicídio do presidente Getúlio Vargas. Personalidade controversa, que em seu governo teve altos e baixos, momentos de perseguição aos comunistas durante o Estado Novo e estatização da economia e das riquezas nacionais. Por pressão de setores reacionários para enfraquecer o governo, pois estavam sendo tomadas medidas contrárias aos interesses estrangeiros, Getúlio decidiu cometer suicídio para prolongar a data do golpe militar que ocorreu em 1964.

Placa com a Carta-testamento de Getúlio Vargas na praça Leonel Brizola, na parada 48

Cópia da Carta-testamento de Getúlio Vargas, 24 de agosto de 1954:

Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.
Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.
"Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.
"Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão.
"E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte.
Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.

Panfleteação na escola Senador Salgado Filho

Buenas! No dia 24 de agosto de 2012 estive, no turno da noite, panfleteando a entrada dos estudantes na escola Senador Salgado Filho, ao lado da prefeitura.
















Obrigado comunidade escolar do Salgado Filho.

Postagens relacionadas:
Panfleteação na escola Antônio de Godoy
Jingle da candidatura Josemar Moreira 65656 
Panfleteação no Universitário 
Panfleteação na escola Mário Quintana
Panfleteação na escola Senador Salgado Filho
Diretor da escola Elisardo Duarte Neto, Marcito Luz apoia a candidatura "Não Tá Morto Quem Peleia" 
Panfleteação na escola Alfredo José Justo
Panfleteação na Escola Estadual Júlio César Ribeiro de Souza
Panfleteação na escola Antônio de Castro Alves 
Apoio do Samuel Aguiar a minha candidatura a vereador
A revolução alvoradense criando forma
Resumo da minha militância política