quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Projeto Educacional Alternativa Cidadã - Pré-Vestibular Popular

Buenas! Atualmente sou acadêmico de Museologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), porém antes de passar no vestibular dessa faculdade eu me preparei estudando num curso pré-vestibular popular organizado pelo Centro dos Estudantes Universitários de Engenharia da UFRGS (CEUE). Quando eu estudei neste curso, não existia mensalidade, era totalmente grátis, porém atualmente existe uma mensalidade de R$40,00 com material incluso.


Existem diversos cursos pré-vestibulares funcionando, mas irei indicar um que eu confio e sei que tem total credibilidade. O Projeto Educacional Alternativa Cidadã (PEAC) que tem como coordenador meu amigo José Humberto Martins Borges.


Abre na próxima segunda-feira, dia 23, o período de inscrições para o Projeto Educacional Alternativa Cidadã (PEAC), que destina 180 vagas para alunos de baixa renda interessados em cursar o pré-vestibular. As inscrições podem ser feitas até 27 de janeiro no horário entre 14h e 20h, na sala 103 do prédio 43211 do Campus do Vale (Av. Bento Gonçalves, 9.500). É cobrado o valor de R$ 3,00 para despesas com o kit de inscrição. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail peac@ufrgs.br ou pelo telefone 51 33086153 (disponível durante o período de inscrições). O PEAC é Projeto de Extensão da UFRGS, que existe desde o ano de 2000 com aulas no Campus do Vale.



Vídeos sobre o PEAC

2009
2011

EDITAL

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Projeto Educacional Alternativa Cidadã – PEAC

INFORMAÇÕES PARA SELEÇÃO DE NOVOS ALUNOS PARA 2012

Projeto Educacional Alternativa Cidadã – PEAC, Extensão Universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - torna público que abrirá as inscrições de novos alunos para o ano de 2012.

1. DOS CRITÉRIOS GERAIS

1.1 PEAC (Projeto Educacional Alternativa Cidadã) é um curso pré-vestibular destinado a alunos de baixa renda.
1.2 Somente poderão concorrer às vagas os candidatos que tenham concluído o ensino médio ou que estejam cursando o último ano desse nível de ensino ou, ainda, os que frequentem ou tenham concluído um curso de graduação.
1.3 O ENVELOPE DE INSCRIÇÃO contém quatro itens: Termo de Compromisso, uma cópia das Instruções Gerais, um Formulário Socioeconômico e uma cópia deste edital.
1.4 O candidato impedido de comparecer ao local de retirada do Envelope de Inscrição poderá designar outra pessoa para fazê-lo.
1.5 Cada candidato ou seu representante só poderá retirar o Envelope de Inscriçãomediante a apresentação da carteira de identidade do interessado e o pagamento da taxa de R$ 3,00 (três reais).
1.6 Cada candidato poderá apresentar, em seu nome, apenas um pedido de inscrição. Pessoas de mesma família deverão fazer o pedido individualmente, mesmo que residam na mesma casa.
1.7 São considerados, para fins de identificação, os seguintes documentos:
· Carteira ou Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública dos Estados, Forças Armadas ou Polícias Militares;
· Certificado de Reservista ou Passaporte atualizado ou Carteira Nacional de Habilitação (desde que com fotografia e assinatura);
· Carteira expedida por Ordens ou Conselhos criados por lei federal e controladores do exercício profissional, desde que contenha o número do documento de identificação que lhe deu origem. Não será aceito protocolo de encaminhamento de qualquer dos documentos acima especificados.
1.8 O candidato terá seu pedido negado se apresentar mais de uma inscrição ou informações e documentação insuficientes e/ou contraditórias em relação ao contido no Formulário Socioeconômico. O PEAC não receberá o Envelope de Inscrição fora do prazo determinado ou documentos fora do envelope próprio.

2. DA SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO

2.1 O candidato deverá dirigir-se ao Campus do Vale da UFRGS, na Avenida Bento Gonçalves, 9500, Porto Alegre/RS, no Prédio 43211, Salas de Aula Letras/IFCH, sala 103.
2.2 O PEAC disponibilizará 600 ENVELOPES DE INSCRIÇÃO. Esgotados os 600Envelopes de Inscrição, não serão distribuídos novos envelopes. A distribuição será realizada de de 23 a 27 de janeiro de 2012. De 23 a 26, das 14às 20h, em  27 de janeiro das 9h às 13h.
2.3 O prazo final e improrrogável para a devolução do Envelope de Inscrição, será dia 30 de janeiro de 2012 (exceto sábado e domingo), das 14h às 20h, no mesmo local de retirada.
2.4 Não haverá conferência dos documentos nem do preenchimento do Formulário Socioeconômico no ato da entrega; essa tarefa é de inteira responsabilidade do candidato.

3. DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

3.1 As solicitações de inscrição serão examinadas pelos professores do PEAC que avaliarão a situação socioeconômica declarada, com base nos dados constantes no Formulário Socioeconômico e na documentação apresentada.
3.2 Para a avaliação, serão utilizados instrumentos e critérios específicos elaborados por assistentes sociais, resultando na concessão ou no indeferimento da solicitação de inscrição.
3.3 O PEAC, com base no resultado da avaliação da situação socioeconômica, dará o resultados sob três formas: classificado para efetuar matrícula, suplente e desclassificado.
3.3.1 O candidato que for desclassificado estará, automaticamente, eliminado do processo seletivo.
3.3.2 O candidato classificado para efetuar matrícula deverá realizá-la, conforme item 5 deste Edital.
3.3.3 O candidato classificado como suplente será chamado conforme forem surgindo as vagas.

4. DAS VAGAS OFERECIDAS

4.1 Serão oferecidas 180 vagas para iniciar as aulas em 02/04/2012.
4.2 A lista com os suplentes chamados será divulgada sempre no dia 20 (vinte) de cada mês - a começar por fevereiro.
4.3 a lista de chamamento de suplentes respeitará a ordem de classificação no processo seletivo.
4.4 É de total responsabilidade do candidato acompanhar, no dia 20 (vinte) de cada mês, a lista dos suplentes selecionados.
4.5 O candidato selecionado que não comparecer para realizar sua inscrição perderá automaticamente sua vaga e esta será cedida ao suplente imediatamente classificado.
4.6 A lista poderá ser obtida das seguintes formas: http://alternativacidada.blogspot.com - e-mail peac@ufrgs.br - telefone 84381124e em lista afixada no local de inscrição.

5. DO RESULTADO FINAL

5.1 O resultado final dos pedidos deferidos e dos indeferidos será divulgado até o dia 3 de Fevereiro de 2012, às 18h das seguintes formas: sitehttp://alternativacidada.blogspot.com - e-mail: peac@ufrgs.br - telefone 84381124 e em lista afixada no local de inscrição.
5.2 A aprovação da documentação não significa inscrição automática no Projeto Educacional Alternativa Cidadã – PEAC. Para inscrever-se, o candidato deverá realizar sua matrícula de 06 a 9 de fevereiro de 2012, das 14h às 20h, no mesmo local de retirada do envelope de inscrição .

6. DO CANDIDATO SELECIONADO

6.1 O candidato selecionado fará parte de uma das três turmas de aula do PEAC. As aulas regulares serão de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h20min, no Campus do Vale da UFRGS e monitorias (aulas de reforço) das 18h às 19h. Aos sábados, haverá aula quando necessárias.
6.2 O candidato deverá optar, no ato da matrícula, por uma das 3 (três) formas de pagamento da taxa referente às despesas com material didático, xérox, simulados e alugueis de auditórios: à vista R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais), ou 3 X R$ 90,00 (noventa reais), ou 7X R$ 50,00 (cinquenta reais).
6.3 Em hipótese alguma haverá cobrança de valor além do referido acima.
6.4 O candidato deverá ter uma frequência mínima de 75% nas aulas.
6.5 As aulas iniciar-se-ão no dia 02/04/2012 e encerrar-se-ão em janeiro de 2013, no último dia de vestibular da UFRGS.
6.6 Questões referentes à disciplina: conversa, celular ligado, entrar e sair em demasia da sala de aula, falta de respeito com colegas, professores ou estudantes e funcionários da UFRGS poderão implicar desligamento do PEAC.
6.7 Caso o candidato não cumpra um dos itens mencionados acima, será desligado do PEAC e sua vaga será ocupada pelo suplente imediato.
6.8 O candidato que optar por não ter o material didático (6 apostilas), simulados, xerox dos exercícios utilizados em aula e frequentar aulas em auditórios que precisem ser pagas), fica dispensado de pagar os valores referidos no item 6.2. 


7 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1 Os requerentes terão a garantia de sigilo relativo às informações fornecidas.
7.2 Os documentos apresentados não serão devolvidos.
7.3 Não caberá recurso, sob hipótese alguma, do resultado da avaliação desse processo. Os casos omissos e as situações não previstas neste Edital serão decididos pelo PEAC.

Porto Alegre, 23 de dezembro de 2011.
José Humberto Martins Borges
Coordenador do PEAC.

Aviso:
As linhas de transporte que atendem até o local das inscrições são T8, T10, Campus Ipiranga, D43 Universitária (todos da carris); Agronomia (Unibus); Belém Velho-Crsital UFRGS (STS); TM1/TM2 e TM3. Telefone  para contato: 8438-1124 (José Humberto) ou 92254134 Antonio Trindade

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